Blog do Lojão

Colocou porcelanato na sua casa? Confira algumas dicas para conservação

Dicas Por Lojão da Cerâmica

Limpe os pisos de porcelanato regularmente usando detergente neutro e água. Use apenas uma colher de detergente para cada cinco litros de água;

Aplique impermeabilizante apenas em porcelanatos que não possuam camada de brilho (gloss);

Nunca use ceras em porcelanatos, afinal, esse piso já brilha naturalmente;

Não use escovas, água sanitária, ácidos ou soda cáustica, pois isso inevitavelmente danifica o porcelanato;

- Jamais misture produtos químicos na limpeza de porcelanatos.

Fonte: http://blog.casashow.com.br


Vidro com 80% de transparência tem película de controle solar

Dicas Por Lojão da Cerâmica

Com até 80% de transparência e capaz de refletir até 98% dos raios infravermelho (IV) e 99% dos ultravioleta (UV), as películas de controle solar da IQue conseguem evitar até 68% do calor total que entra pelos vidros sem alterar a aparência deles. Assim, janelas, divisórias e coberturas podem ter desempenho térmico muito superior. O material recobre a superfície pronta: na versão 73FG, sai por cerca de R$ 300 o m² colocado pela Projeto IN, que também se encarrega da avaliação técnica.

Fonte: casa.com.br


Como separar ambientes sem construir uma parede?

Dicas Por Lojão da Cerâmica

Ambientes pequenos e integrados são comuns nos atuais projetos de casas e apartamentos. Apesar de práticos e confortáveis, decorar esses ambientes pode se tornar um problema.

Como separar a sala de estar com a de jantar, ou o quarto e a sala, sem ter que levantar uma parede? Confira as dicas a seguir!

Setorizar um ambiente significa marcar visualmente os espaços, sem ter que recorrer a uma parede. Construir uma parede, além da dor de cabeça e da sujeira, torna o espaço menor.

Alguns elementos podem auxiliar na setorização dos ambientes. Barreiras físicas – como um sofá ou um móvel – ou o uso de diferentes materiais nos ambientes – tapetes, listras, pisos e a cor das paredes – são alguns dos artifícios utilizados pelos profissionais.

A iluminação também é uma forma de separar os ambientes. Uma área pode ter gesso rebaixado, enquanto que a outra tem gesso com sanca e iluminação indireta. Usar o mesmo artifício em dois ambientes não irá separá-los.

Se quiser algo mais prático, os biombos são uma opção. Podem ser totalmente fechados ou vazados, permitindo a integração entre os ambientes. O ideal é que tenham angulação entre as partes e que seja menor que 1,9 m.

Não importa como a separação dos ambientes será feita. O importante é usar a criatividade e o bom senso e lembrar de não mudar muito a dinâmica dos ambientes, fazendo com que eles não conversem mais entre si.

Fonte: blog.giacomelli.com.br


Como aumentar a vida útil do seu revestimento

Dicas Por Lojão da Cerâmica

Procurar sempre utilizar capachos nas entradas das portas externas;

Nunca utilizar produtos de limpeza que possuam ácido em sua formulação;

Utilizar o revestimento certo para o lugar certo;

Evitar o contato de produtos abrasivos sob superfícies brilhantes;

Proteger os pés dos móveis com carpete ou feltro para não arranhar a superfície ao ser arrastados

Evitar a queda de objetos pesados e pontiagudos.

A superfície de uma placa cerâmica é composta por esmaltes (vidro), sugerimos a proteção com tapetes, próximo a geladeiras, pias e armários, para amortecimento de possíveis quedas de objetos pontiagudos, lembrando que a composição do esmalte na superfície é um tipo de vidro, material de baixa elasticidade. A qualidade do assentamento também implicará na resistência a impactos acidentais, espaço vazio, na argamassa de assentamento, irá comprometer a resistência do revestimento cerâmico.


É possível aplicar um revestimento sobre a cerâmica existente?

Dicas Por Lojão da Cerâmica

É possível aplicar um revestimento sobre a cerâmica existente? Marcia Correa, via Comunidade CASA CLAUDIA.

Sim, mas o piso antigo não deve estar trincado ou com argamassa oca, já que corre-se o risco de o novo estufar. O ideal é que um técnico do fornecedor que você contratará faça uma avaliação prévia. Se estiver tudo em ordem, basta nivelar a superfície e colar a cerâmica escolhida com produtos específicos para essa finalidade. No caso do laminado, faz-se necessário dispor uma manta sob a madeira a fim de abafar ruídos provocados pelo caminhar. Outra opção são os pisos vinílicos, que exigem apenas o nivelamento das placas existentes. Considere, porém, que, com a sobreposição, a altura poderá subir até 20 mm. Talvez sejam indispensáveis adaptações como ajustes na base das portas. o rodapé também não escapará da troca.

Fonte: Casa Claudia


Dica Elizabeth: Como escolher o rejunte para o porcelanato?

Dicas Por Lojão da Cerâmica

A dúvida, além da argamassa para assentamento é a escolha do rejunte para o porcelanato. O Grupo Elizabeth ajuda você nisto também. Confira!

1. Para rejuntamento, recomendamos a utilização de rejunte à base de resina epóxi ou cimentício flexível.
2. Evitar rejuntamento com cores contrastantes com o porcelanato polido. Dê preferência a cores que harmonizem com o produto. Faça um teste antes em uma pedra separada.
3. Os espaços de juntas devem estar secos e limpos sem nenhum resíduo em pó.
4. Rejuntar somente 72 h após o assentamento do piso.
5. Leia e siga atentamente as instruções do fabricante do rejunte.

Fonte: Elizabeth


Usando a cor para aumentar o ambiente

Dicas Por Lojão da Cerâmica

Cada vez mais os imóveis têm diminuído de tamanho e a decoração para estes ambientes está em alta para que os moradores se sintam confortável em pequenos espaços.

Pintar as paredes com cores neutras ajudam na sensação de espaço maiores, você também pode apostar em cores fortes desde que seja em uma só parede ou em ambientes em que a permanência é mínima.

Listras na vertical ajuda a aumentar o teto e na horizontal criam a sensação de espaço e profundidade, mas a dica é usar em uma só parede.

Móveis em tons neutros, sem exageros e que caibam perfeitamente nos espaços pequenos para que eles sejam proporcionais ao ambiente. O revestimento deve ser uniforme e de preferência em cores claras.

Item de decoração somente o necessário, nada de exageros. Não se esquecer de colocar espelho em local estratégico, pois ele da uma dimensão de amplitude.

Os tons claros e um projeto de iluminação que valorize as paredes e o ambiente ajudam a criar a sensação de um espaço maior.

Fonte: blog.giacomelli.com.br


Como adequar um banheiro para um cadeirante?

Dicas Por Lojão da Cerâmica

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece regras para projetos desse tipo. A primeira questão é checar se o banheiro oferece um diâmetro livre de 1,50 m para um giro de 360 graus da cadeira. A porta de entrada, com maçaneta de alavanca, deve medir, no mínimo, 80 cm de largura. Prefira dispor os itens pessoais em nichos abertos, com 70 cm de vão livre abaixo deles, em vez de armários. A pia fica a 80 cm de altura do piso, com o sifão flexível correndo pela lateral, se necessário, e a base do espelho, a uma altura de 90 cm. O desnível máximo entre a área seca e a molhada é de 1,50 cm. No boxe, com dimensões mínimas de 90 x 95 cm, prefira vidro temperado ou laminado ou mesmo uma cortina. Conte com um assento para banho fixo e saboneteira para sabão líquido a uma altura de 80 cm a 1,20 m. Próximo a esse local, o porta-toalhas deve ter altura de 1,30 m. Também é necessária a instalação de barras de apoio em todo o ambiente. Misturadores de monocomando são os mais indicados, tanto para regular a vazão de água da torneira como a do chuveiro.

Fonte: Casa.com.br


Dicas para o apartamento parece ser maior

Dicas Por Lojão da Cerâmica

Menos espaço, mais charme

Nós sabemos que decorar um apartamento pequeno não é uma tarefa fácil. Principalmente porque, os espaços precisam acomodar todos os móveis, objetos e moradores, e ainda serem confortáveis e práticos. Pensando assim pode parecer impossível, porém o que precisamos fazer é aprender valorizar os pontos fortes de cada ambiente e manter apenas o essencial dentro de casa. Afinal de contas, ninguém quer um apartamento cheio de coisas sem serventia, não é mesmo?

Antes de sair eliminando todos os móveis e pintando as paredes de branco, você precisa fazer um exercício de autoconhecimento. Analise a sua casa e responda algumas perguntas, como: precisa de uma sala de estar para receber os amigos ou preciso de uma sala onde as crianças possam brincar em segurança? Aspectos como esse influenciam muito no resultado final da sua decoração. Por isso, procure identificar quais as suas principais necessidades dentro de cada ambiente.

Feito esse exercício é hora de trabalhar com a ilusão de espaço. Dê uma atenção especial à circulação dos ambientes. Evite móveis muito grandes e aposte em peça suspensas, deixando o chão à mostra. Isso faz uma grande diferença no resultado final. Se você tiver como, elimine algumas paredes para que os ambientes fiquem mais espaçosos e arejados. Além de ganhar alguns centímetros, o apartamento ganha um visual mais moderno e aconchegante.

O branco é uma ótima cor para os ambientes pequenos, mas não somente ele. Na verdade, você pode usar qualquer tom no apartamento, é saber usa-lo para que o espaço não fique muito pesado. Independente da cor, invista em uma iluminação, seja ela natural ou artificial. Isso ajuda com que os cômodos pareçam maiores.

Para se inspirar que tal dar uma olhada em apartamento bem distribuído em apenas 40m²?

Fonte: Decoração.com


Piso de porcelanato: características, vantagens e dicas

Dicas Por Lojão da Cerâmica

A escolha do piso é um fator muito importante para a residência em diversos aspectos que envolvem desde a funcionalidade, estética e conforto. Então qual o melhor piso disponibilizado no mercado? Essa é uma questão muito individual, pois envolve diferentes fatores, como o tipo de construção, dimensionamento da área, decoração que será explorada e também o valor disponível para investir no tipo de piso.

Para que você realize uma boa escolha é interessante conhecer a variedade em tipos e modelos de pisos, assim como suas principais características funcionais e efeito estético para o ambiente. Entre os preferidos de mercado está o piso porcelanato, este revestimento é um tipo cerâmico, possui em sua composição materiais nobres. O processo de compactação desse revestimento pode ser considerado superior ao da cerâmica tradicional.

Esse tipo de piso vem ganhando o mercado por suas características, o piso laminado tem coloração uniforme e brilho incomparável que aumentam sua bela aparência, além disso é um produto com boa durabilidade e resistência.

O piso porcelanato pode ser dividido basicamente em duas categorias diferentes: o porcelanato técnico e o porcelanato rústico. O primeiro tipo é feito com massa porcelânica que possui as características de padrão e cores, ou seja, na própria massa já recebe essas características. Não recebem revestimento, por isso tem baixo índice de absorção e alta resistência. O acabamento desse tipo pode ser polido (com brilho) ou não polido (sem brilho).

Já o segundo tipo recebe uma camada de esmalte sobre a massa e por isso não oferece todas as vantagens e desempenho do porcelanato técnico. É indicado para instalação em cozinhas e tem boa resistência, quando comparado, as cerâmicas comuns.

Este é um piso de fácil manutenção, e sua limpeza deve ser feita com uma vassoura de pelo e após esse procedimento recomenda-se passar um pano úmido com água e detergente neutro. Por mais que o porcelanato seja um piso muito resistente, esse produto não tolera a aplicação de substâncias abrasivas, pois o rejunte e o esmalte podem ser danificados, tornando assim a superfície do piso porosa e propensa ao aparecimento de manchas.

Fonte: Reforma Fácil


WhatsApp