Blog do Lojão

Piso de porcelanato: características, vantagens e dicas

Dicas Por Lojão da Cerâmica

A escolha do piso é um fator muito importante para a residência em diversos aspectos que envolvem desde a funcionalidade, estética e conforto. Então qual o melhor piso disponibilizado no mercado? Essa é uma questão muito individual, pois envolve diferentes fatores, como o tipo de construção, dimensionamento da área, decoração que será explorada e também o valor disponível para investir no tipo de piso.

Para que você realize uma boa escolha é interessante conhecer a variedade em tipos e modelos de pisos, assim como suas principais características funcionais e efeito estético para o ambiente. Entre os preferidos de mercado está o piso porcelanato, este revestimento é um tipo cerâmico, possui em sua composição materiais nobres. O processo de compactação desse revestimento pode ser considerado superior ao da cerâmica tradicional.

Esse tipo de piso vem ganhando o mercado por suas características, o piso laminado tem coloração uniforme e brilho incomparável que aumentam sua bela aparência, além disso é um produto com boa durabilidade e resistência.

O piso porcelanato pode ser dividido basicamente em duas categorias diferentes: o porcelanato técnico e o porcelanato rústico. O primeiro tipo é feito com massa porcelânica que possui as características de padrão e cores, ou seja, na própria massa já recebe essas características. Não recebem revestimento, por isso tem baixo índice de absorção e alta resistência. O acabamento desse tipo pode ser polido (com brilho) ou não polido (sem brilho).

Já o segundo tipo recebe uma camada de esmalte sobre a massa e por isso não oferece todas as vantagens e desempenho do porcelanato técnico. É indicado para instalação em cozinhas e tem boa resistência, quando comparado, as cerâmicas comuns.

Este é um piso de fácil manutenção, e sua limpeza deve ser feita com uma vassoura de pelo e após esse procedimento recomenda-se passar um pano úmido com água e detergente neutro. Por mais que o porcelanato seja um piso muito resistente, esse produto não tolera a aplicação de substâncias abrasivas, pois o rejunte e o esmalte podem ser danificados, tornando assim a superfície do piso porosa e propensa ao aparecimento de manchas.

Fonte: Reforma Fácil

  • Porcelanato e Pisos
  • Porcelanato e Pisos