Blog do Lojão

Como decorar a área de churrasqueira

Decoração Por Lojão da Cerâmica

Você sabe como deixar a área de churrasqueira pronta para receber ocasiões especiais e acomodar toda a família durante os momentos de folga? Ter um espaço confortável e bem decorado para servir de cenário nessas horas valoriza a casa e ainda garante fins de semanas bem animados.

Quer aprender como decorar a área de churrasqueira? Eu vou te contar todos os detalhes nesse post que eu preparei especialmente para você. E para completar, você ainda pode conferir algumas inspirações de ambientes cheios de charme para acomodar e receber. Vamos juntos para uma olhadinha?

CONFORTÁVEL E FUNCIONAL

Mais do que um espaço para organizar reuniões entre os amigos e reunir a família, a área de churrasqueira é reservada para o preparado dos alimentos. Por isso, é muito importante que ela aproveite as medidas do ambiente e ofereça funcionalidade aos donos. Para isso, a decoração deve ser planejada e muito bem escolhida, como se fosse na cozinha.

Organização e disposição dos móveis e eletrodomésticos são dois itens que devem ser analisados na hora de decorar a área de churrasqueira. Procure manter esse espaço com uma circulação e com fácil acesso tanto para quem cozinha, quanto para os convidados. Dessa forma, você garante um clima agradável e com conforto no ambiente.

Churrasco combina com férias, que combina com calor, que combina com reunião com amigos, não é mesmo? E tudo só fica melhor quando combinados com uma decoração capaz de aproveitar todos os espaços e ainda oferecer vantagens para quem recebe e quem é recebido na casa. A área de churrasqueira pode receber uma composição muito simples e ainda sim criar um efeito incrível.

Na hora de decorar esse espaço, tenha em mente uma palavra: praticidade. Da escolha do piso até a definição dos acessórios, é importante que tudo esteja no lugar para facilitar a rotina do ambiente. Por exemplo, procure deixar a pia próxima da sua bancada para preparar os alimentos e também da churrasqueira. Assim, você evita a sujeira e garante mais funcionalidade no processo de cozinhar.

Se você não possui limitações de espaço na área de churrasqueira, a dica é aproveitar para colocar lindos móveis. Hoje em dia, existem uma enorme variedade de modelos resistentes ao tempo, que decoram com muito charme. Além disso, é legal investir em vários lugares para acomodar todos os convidados. Para isso, não abra mão de banquinhos e pufes confortáveis, que podem ser facilmente trocados de lugar.

Em apartamentos, é muito comum que a churrasqueira seja integrada à varanda ou projetada para fazer parte de um espaço gourmet. Independente de qual é o seu caso, a dica é decorar o espaço de uma forma que ele combine com o restante da casa, mas que fique claro que é uma área de convívio social. Para isso, cores e elementos com temas culinários são bastante indicados.

Outro ponto que deve ser levado em consideração – e fará muita diferença se a sua área de churrasqueira é pequena – é a circulação. Para receber bem, é importante que o seu espaço seja planejado para facilitar a circulação dos convidados. Aposte em móveis menores e próximos à parede. Assim, você garante que ninguém fique esbarando em cadeiras e outras peças durante a confraternização.

Se você quer o churrasco saia independente do clima, é interessante que invista em uma cobertura dos espaços externos. Para uma maior luminosidade do espaço, o material escolhido pode ser o vidro. Além de moderno, ele acrescenta sensação de amplitude e charme à decoração.

Quando aos acessórios não tenha medo de investir em cores e estampas. E na dúvida, aposte no verde. Plantas, flores, temperos e hortinhas são elementos que nunca saem de moda e que combinam perfeitamente com a decoração da área de churrasqueira. Também vale brincar com as almofadas e trazer itens de personalidade.

Para conferir com a decoração da área de churrasqueira pode ter estilos bem variados e ser feitas em espaços de todos os tamanhos, eu preparei uma seleção de imagens inspirados. São vários cantinhos que você vai ficar morrendo de vontade de chamar de seu.

Fonte: Decoração.com


Sala e Cozinha Integradas - Inspiração

Decoração Por Lojão da Cerâmica

JUNTO SEM MISTURAR

Você já sabe como os ambientes integrados fazem sucesso na decoração, não é mesmo? Mas você sabe como juntar dois cômodos sem criar confusão? Para quem não dispensa um visual moderno e descolado em casa, a combinação de espaços é uma excelente opção. A mais comum é entre a sala de estar a cozinha.

Se você é daquelas pessoas que adora receber visitas enquanto cozinha, não pode deixar de integrar a sala de estar com a cozinha. Para isso, você pode investir em balcão de cozinha americana, divisórias vazadas ou simplesmente derrubar todas as paredes e fazer a delimitação dos espaços por meio dos móveis, como é o casa do ambiente inspiração de hoje.

Os dois ambientes são montados em uma base branca e apesar da grande quantidade de informação, o resultado é uma decoração harmoniosa e leve. Sem nenhuma barreira, os convidados na sala de estar ficam livres para interagir com os moradores na cozinha. A composição tem um clima descolado e os acessórios foram usados para expressar um pouco da personalidade do donos do apartamento.

O primeiro grande segredo para fazer essa interação de ambientes dar certo é abrir mão da mesa no espaço que seria a sala de jantar e trazê-la para cozinha. Assim, você ganha um apoio na hora de cozinha e pode servir as refeições também. E o segundo é a organização. Se você resolveu integrar esses cômodos, precisa ter consciência que tudo deve sempre estar no lugar.

O resto da decoração depende muito do seu estilo e da sua intenção. Porém, como inspiração nunca é demais, resolvemos trazer mais imagens desse espaço cheio de charme e identidade.

Fonte: Decoração.com


Como fazer e melhorar a iluminação da casa

Decoração Por Lojão da Cerâmica

Entradas, Corredores e Escadas

Quando os convidados chegam, você deseja que a primeira impressão seja convidativa. Apenas mudando as lâmpadas em sua entrada, você pode criar uma atmosfera tão aconchegante quanto seu acolhimento.

Corredores e escadas devem ser iluminados tendo em mente tanto o aspecto decorativo como o de segurança. Aumentando os níveis de iluminação nos degraus torna-se mais seguro o ato de subir ou descer as escadas, onde muitos acidentes domésticos acontecem.

Substituindo a lâmpada incandescente comum no topo de sua escada por qualquer uma das variadas lâmpadas refletoras, estas proporcionarão uma generosa iluminação nos degraus, tornando mais fácil ver cada passo.

Freqüentemente, os corredores inadequadamente iluminados podem ser tornar mais brilhantes e mais convidativos simplesmente trocando a lâmpada por outra que proporcione mais luz por watt.

“Night-lights” são modos rápidos e fáceis para tornar os corredores seguros tanto para os jovens como para os mais velhos.

Se sua entrada for adjacente à sala de estar ou de jantar, assegure-se que a iluminação é de intensidade semelhante, de modo que os ambientes se misturem como se fossem um só. É um modo simples de aumentar o tamanho de sua entrada e atrair os convidados para dentro dos outros ambientes de sua casa.

Salas de Estar

Elegante ou informal, você pode decorar sua sala de jantar para criar uma atmosfera mais graciosa ou um ambiente relaxado usando diversos estilos de iluminação.

Lustres cintilantes, luminárias pendentes ou “downlights” – qualquer que seja o estilo de sua luminária – o foco principal da iluminação de uma sala jantar está na mesa.

Contudo, o seu esquema de iluminação deve iluminar a sala inteira, acentuando sua exclusiva personalidade.

Abajures de mesa e piso são excelentes fontes para iluminação de ambientes.

Quando você usa incandescentes com sua luz suave e agradável, sua sala de estar pode ser melhorada com o uso de fontes de luz mais suaves e brilhantes.

Use lâmpadas que forneçam luz suficiente e suave próximas dos seus locais favoritos de leitura, de modo a ter a iluminação adequada ao ler um bom livro.

A iluminação de destaque, a qual é ideal para pinturas, esculturas, etc., é melhor obtida com projetores e iluminação dirigida.

Muitas opções estão disponíveis desde as lâmpadas refletoras comuns até as lâmpadas PAR20, MR16 ou halógenas tipo palito, que proporcionam luz branca e brilhante, destacando as cores.

Nos ventiladores de teto são recomendáveis as lâmpadas Ventilux, com filamento reforçado para resistir à vibração.

Lâmpadas decorativas com forma de vela irão trazer um estilo romântico de luz de vela em candelabros tradicionais na parede.

Salas de Jantar

Lâmpadas decorativas em forma de vela ou claras proporcionam brilho ao candelabro de sua sala de jantar.

Mantendo-as ligeiramente “dimerizadas”, usando um “dimmer” de parede, se produz um elegante toque de luz que agrada fácil aos olhos.

Iluminação suplementar de luminárias de parede, piso ou teto devem ter temperatura de cor “mornas” e destacando a comida e os convidados.

Lâmpadas com bulbo branco de todos os tipos eliminam as sombras marcantes e o ofuscamento.

Os interiores contemporâneos atuais freqüentemente usam iluminação halógena em luminárias pendentes sobre a mesa. Estas fontes luminosas fazem as porcelanas e as pratarias brilharem e aumentam o seu apetite.

O “buffet” pode ser iluminado com refletores no teto com uma seleção de tradicionais lâmpadas incandescentes ou iluminação halógena.

Cozinhas

Preparando os alimentos, cozinhando ou jantando – sua cozinha provavelmente é o ambiente mais ativo em sua casa.

Alguns estilos de iluminação proporcionarão a você um alto nível de luz para toda a cozinha, até mesmo dentro dos gabinetes e gavetas.

Outros, como luminárias debaixo dos gabinetes, distribuirão uma luz brilhante e sem sombras sobre as áreas de trabalho.

Lâmpadas fluorescentes com índices de reprodução de cores mais elevados criam a iluminação geral ideal na cozinha.

Sejam no teto ou debaixo dos gabinetes, elas reproduzem as cores que destacam a aparência dos alimentos e os tons de pele.

Elas estão disponíveis em estilos lineares e circulares.

Um modo fácil para acrescentar luz às áreas de trabalho é a colocação de fluorescentes sob os gabinetes.

Você pode até mesmo ter um jardim de especiarias em sua cozinha iluminado pelas fluorescentes colocadas sob os gabinetes.

Luminárias de teto embutidas estão se tornando rapidamente populares, como uma alternativa para iluminação fluorescente, para dar um visual moderno na cozinha.

Use lâmpadas refletoras projetadas para este tipo de luminária, ao invés das lâmpadas incandescentes comuns.

Escritórios Domésticos e Áreas de Serviço

Estas são áreas onde os olhos possuem trabalho intenso.

Uma boa regra é ter cerca de três vezes mais luz nas superfícies de trabalho do que no resto do cômodo.

Para abajures de piso ou mesa de leitura, existem lâmpadas que proporcionarão uma generosa quantidade de luz sobre uma escrivaninha ou área de trabalho.

Onde se utiliza um computador, as lâmpadas com acabamento branco produzem um nível de iluminação geral com reduzido ofuscamento que não competirá com as imagens em sua tela.

Superfícies de trabalho para passatempos e artes são locais ideais para as novas fluorescentes com elevado índice de reprodução de cor.

A iluminação geral, proporcionada por luminárias embutidas no teto, pode ser melhorada com uma variedade de lâmpadas halógenas.

Estas lâmpadas proporcionam uma luz branca e brilhante e estão disponíveis tanto na forma de lâmpadas refletoras como tipo palito.

Muitas vezes uma lanterna é necessária para uma iluminação de emergência, devido a uma pane na energia elétrica. Para sua conveniência e segurança mantenha uma lanterna em várias áreas de sua casa e assegure-se que elas estão carregadas com pilhas.

Quartos

Decorar seus quartos com os estilos modernos de iluminação é um dos modos mais fáceis de torná-los mais atraentes e confortáveis.

Para iluminação geral, existem lâmpadas que iluminam totalmente o quarto quando aplicadas nas luminárias do teto.

A iluminação indireta de luminárias de parede ou teto podem ser usadas para produzir uma luz suave. E para a leitura na cama, existem estilos de iluminação que irão clarear as páginas de qualquer livro.

A iluminação indireta do teto não precisa ser “pobre”. Substitua as lâmpadas fluorescentes comuns pelas fluorescentes com elevado índice de reprodução de cor.

Use “dimmers” nas luzes de leitura e você terá o nível de luz ajustado ao seu conforto visual.

Além disto, com o uso de lâmpadas brancas você terá uma iluminação suave e sem ofuscamento.

Para segurança à noite no quarto das crianças, adicione um pouco de diversão com a instalação de “night-lights” que possuem os personagens dos desenhos animados favoritos delas.

Nos quartos das crianças use adequados recursos de proteção nos abajures de mesa ou nas luminárias que ficam próximas às áreas usadas pelas crianças para jogos e bricadeiras

Banheiros

Os banheiros atuais são muito mais elegantes e luxuosos do que os do passado. Do contemporâneo até o tradicional, a iluminação certa deve destacar o visual que você deseja obter em seu banheiro – e destacar o seu visual pessoal ao mesmo tempo.

Qualquer que seja o seu estilo, a iluminação do banheiro deve ser suave e agradável, luminosa o suficiente para maquiagem, fazer a barba ou depilação, ou pentear os seus cabelos.

Para iluminar discretamente todo o ambiente tente lâmpadas refletoras de pequena potência em luminárias no teto ou fluorescentes com elevados índices de reprodução de cor para destacar os tons de pele .

Ao cuidar de sua beleza, lâmpadas fluorescentes de cada lado do espelho ou lâmpadas globulares sobre o espelho irão espalhar uma luz intensa e sem sombras sobre o seu rosto.

Se seu banheiro tiver um teto alto com um trilho de iluminação ou luminárias embutidas, as lâmpadas refletoras halógenas irão produzir uma luz branca e brilhante que proporcionará mais luz no ambiente, não permitindo a perda de luz dentro da luminária.

“Night-lights” são adições sábias para o plano de iluminação de seu banheiro, melhorando a segurança para todas as idades.

Iluminação Externa

Segurança e destaque são as funções de uma iluminação externa. A iluminação externa eficiente adiciona valor à sua casa e mostra aos vizinhos o seu cuidado.

Para destacar a paisagem e aumentar a beleza de sua casa, distribua a luz através dos caminhos, arbustos e passagens.

Durante os períodos de festas, adicione um visual festivo à sua casa com cordões de lâmpadas, juntamente com lâmpadas projetoras coloridas.

Para a maior segurança, é crítico iluminar todos os lados de sua casa e arbustos que possam abrigar os assaltantes.

A maior parte da iluminação externa é obtida com lâmpadas projetoras.

As lâmpadas halógenas são especialmente eficientes devido a sua luz brilhante e longa vida.

As lâmpadas refletoras halógenas, para uso interno ou externo, são excelentes para destacar as características arquitetônicas e de paisagem.

Para áreas sombreadas pela garagem ou pela lateral da casa, as lâmpadas refletoras halógenas com sensores de luz de alta tecnologia irão colocar luz onde você deseja, acendendo-a ao entardecer e apagando-a ao amanhecer.

As lâmpadas projetoras lançarão um facho de luz em cima dos caminhos e jardins.

Para luminárias de difícil acessso escolha lâmpadas de vida mais longa.

Para iluminação externa, procure lâmpadas com base de latão resistente a corrosão, para tornar mais fácil a troca de lâmpadas.

Use lâmpadas que não atraem insetos próximas de varandas e pátios para o conforto das pessoas em noites de verão. Alguns insetos não são atraidos pela luz amarela produzida por estas lâmpadas.

Fonte: Faz Fácil


Decoração de Natal

Decoração Por Lojão da Cerâmica

A decoração de Natal vai além da arvore e guirlanda. Os anjos, bonecos de neve, arranjos de flores douradas e outras cores que lembram o Natal também são muito usados e muito ricos na magia do Natal.

Uma das principais decorações do Natal é o Papai Noel. Este acaba trazendo para a casa, aquela sensação de final de ano, de magia e principalmente, da história que ele nos traz.

Atualmente as lojas de decoração colocam diversas opções diferenciadas em arranjos, bonecos, etc.

O Papai Noel passou a ter um lugar especial nas decorações, pois ganhou mais estilo na roupa, cores, e diferenciais. Aquele conhecido com o sininho na mão, todo de vermelho, ganhou uma versão mais moderna, usando cores como o azul, o rosa, dourado e verde.

Além disso, não são mais apenas as crianças que acreditam e gostam do bom velhinho. A maioria das pessoas está optando por uma decoração mais moderna, fazendo assim, com que o lugar para ele seja mais bem pensado e guardado.

A decoração de Natal é muito importante nesta época do ano, pois é através dela que as famílias entram no clima de Natal, fazendo assim com que toda a família se sinta responsável por deixar um cantinho da casa bonito e em clima de Natal.

Fonte: Decoração.com


Decorando com Branco

Decoração Por Lojão da Cerâmica

Ano novo. Vida nova. E porque não, decoração nova? Essa é um bom momento para se desapegar das coisas antigas e dar uma renovada na casa. Em meio à estação mais quente do ano, onde tudo é cheio de cores e detalhes diferente, nós trazemos uma dica de decoração mais simples. O Branco com Branco. Pode parecer sem graça, mas se você souber usar bem essa combinação é possível criar um ambiente muito sofisticado e elegante. Vamos conferir!

Esse estilo de decorar é perfeito para aqueles que preferem um clima mais clean na casa. Ele é capaz de trazer sensações de paz, tranquilidade, pureza, serenidade e limpeza para qualquer ambiente. E ainda, ajuda na impressão de amplitude dos espaços. O branco tem a função de deixar os cômodos maiores, e por isso, é muito indicado para a decoração de ambientes pequenos. A utilização do branco+branco se dá através do uso das paredes brancas e dos móveis brancos. Porém, os objetos que compõem o resto do ambiente podem receber muitas cores.

O interessante dessa decoração é que os detalhes coloridos podem ser mudados sempre que enjoar, e assim, o ambiente ganha uma cara completamente nova. Esse estilo é muito elegante e moderno, vale a pena investir em um espaço assim. Preparamos uma galeria de ambientes decorados para você se inspirar e aproveitar para mudar a decoração de casa.

Fonte: Decoração.com


Como cuidar do seu porcelanato

Decoração Por Lojão da Cerâmica

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como fazer a limpeza diária do porcelanato ou mesmo aquela higienização mais pesada. O Grupo Elizabeth tem um manual específico que pode responder todas essas perguntas. Basta acessar o site deles, clicar em Imprensa, escolher Manual e pronto, lá está o Manual de Uso do Porcelanato que você pode fazer o download e deixar o seu porcelanato brilhando!


Mitos da Decoração

Decoração Por Lojão da Cerâmica

A decoração é algo muito particular, que deve ser feita de acordo com os gostos pessoais de todos os moradores. Mas durante o processo de criação sempre surgem algumas dúvidas e o caminho pode ser recorrer para aquelas teorias populares sobre decoração. O problema é que essas pequenas dicas nem sempre são a melhor escolha.

Todo mundo tem um conselho de decoração para dar, não é mesmo? E sempre surgem fórmulas decorativas que garantem o sucesso. Porém, algumas delas não passam de mitos ou precisam ser vistas de outra maneira. Pensando nisso, resolvemos desconstruir algumas dessas ideias para garantir que a sua casa fique muito mais bonita e moderna.

Vale tudo! Essa é uma frase que costuma ser repetida muitas vezes quando o assunto é decoração. Mas vamos em partes: Sim, é importante que a composição dos ambientes sejam feitas a partir do gosto e da paixões de quem mora neles. Porém para dar certo, é fundamental que todos os objetos usando na decoração estejam em harmonia. Usar moveis proporcionais ao espaço disponível e evitar cantos amontados são medidas necessárias.

Quanto mais lâmpadas, melhor! Nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade. Muitas vezes escolher pontos estratégicos para inserir pontos de luz é muito mais interessante do que encher os ambientes de lâmpadas. Uma dica bem interessante para apostar na iluminação é investir em abajures de alturas diferentes ou spots no teto. Sem esquecer que a luz natural é sempre muito bem vinda.

Piso de madeira na cozinha, não pode! Mentira! A madeira está liberada para transitar entre todos os cômodos da casa. Em ambientes mais úmidos, como a cozinha e o banheiro, ela também ganha espaço. O cuidado deve ser apenas com a umidade exagera. Mas para resolver esse problema, o chão pode receber um tratamento especial para garantir maior durabilidade.

Contratar arquiteto é caro. Às vezes o barato pode sair caro. Em projetos mais complicados é importante contatar a ajuda de um profissional. Além disso, é muito fácil encontrar orçamentos que cabem em diferentes bolsos hoje em dia.

Fonte: Decoração.com


Dicas para decorar a churrasqueira

Decoração Por Lojão da Cerâmica

De norte a sul do Brasil, o espaço gourmet em uma residência está ganhando cada vez mais destaque. Todo mundo adora poder ter um ambiente reservado para servir uma boa refeição e se reunir com a família, não é mesmo? E nem é preciso ter grandes medidas disponíveis para isso. Os apartamentos já estão, em sua maioria, incluindo a churrasqueira na varanda. Com uns pequenos retoques e uma boa decoração é possível criar o espaço perfeito para acomodar todas as visitas e aproveitar os momentos de lazer.

Assim como os outros ambientes da casa, a churrasqueira também pode ser decorada com estilos diferentes. Basta definir as suas prioridades e necessidades e colocar à mão na obra. E para deixar esse espaço do jeito que você imagina nem precisa muito. Confira algumas dicas e sugestões para composição de churrasqueiras de diferentes estilos!

Decoração elegante – O estilo de decoração elegante é composto pelo uso de materiais de qualidade e muita beleza, como é o caso das madeiras e tijolos trabalhados. Para fugir do comum, a ideia é investir em peças de tijolo mais claros, em contraposição com a madeira mais escura. O ponto positivo é que você pode soltar a imaginação na hora de compor os detalhes finais, já que a base do revestimento é composta por elementos neutros. Para trazer mais sofisticação ao espaço não deixe de investir em fibras naturais e bambus.

Ambiente para família – Quem não abre mão das reuniões familiares de domingo, não pode deixar de investir em muito conforto. O interessante aqui é criar um ambiente onde todos possam se sentir em casa. Para isso, é legal apostar no uso das cores vibrantes para alegrar o espaço. Na hora de escolher os móveis, aposte em variedade e qualidade.

Churrasqueira moderna – Se você é um fã do design moderno, o melhor material é os ladrilhos hidráulicos, juntamente com elementos metálicos com vidro e inox. E para dar um clima mais pessoal insira plantas e elementos orgânicos.

Fonte: Decoração.com


Hora de Reformar

Decoração Por Lojão da Cerâmica

Para mudar o visual da casa é necessário mudar muitos pequenos detalhes, não é mesmo? O grande problema é que o custo dessas pequenas reformas, quando acumulados acabam assustando muitas pessoas e adiando o sonho da renovação do imóvel. Por isso, o primeiro passo para uma reforma bem sucedida, independente do tamanho dela, é pedir orçamentos detalhados e estabelecer o seu limite de gasto, fazendo um simples relação entre custo e beneficio.

É inquestionável a importância dos preços acessíveis durante uma reforma, principalmente se ela for longa, mas não dá para abrir mão dos serviços e materiais de qualidade. Uma dica interessante é escolher profissionais e marcas através de indicações de pessoas de confiança. Outro passo importante em relação ao planejamento, é a compra dos produtos. A compra em grandes quantidades garantem ótimos descontos.

Com tantos preços e diversidades de materiais disponíveis no mercado, separamos alguns preços e suas variações para termos a noção de quanto custa uma reforma. Confira!

QUANTO CUSTA UMA REFORMA?

Trocar azulejos. O preço pode variar entre R$ 50 e R$ 120 o metro quadrado. O trabalho inclui a retirada do material antigo, a aplicação das peças novas e o assentamento e finalização dos rejuntes dos azulejos. O grande fator de variação de preço nesse serviço é a escolha da pedra. E lembre-se: essa mudança causara muita sujeira e quebra-quebra. Esteja preparado!

Trocar pisos. O custo dessa mudança pode ser de 50 a mil reais, variando de acordo com a qualidade do material e a complexidade da aplicação. Apesar da maioria dos produtos exigir a mesma mão de obra, materiais como o porcelanato, podem exigir mais trabalho, aumentando o preço por consequência.

Pintar as paredes. Para dar duas demãos de tinta na sua casa, o pintor poderá cobrar entre R$ 25 e R$ 60 o metro quadrado. No caso da pintura das fachadas a variação é um pouco maior: R$ 22 a R$ 145 o metro quadrado.

Instalar molduras de gesso. O preço pode variar de R$ 20 a R$ 45 o metro linear. A dica é que a aplicação do gesso seja feita na reta final da obra, para que o serviço com a moldura não atrapalhe ou estrague outros trabalhos.

Trocar portas e janelas. Aqui o preço varia de acordo com a escolha do produto, podendo ser entre R$ 121,51 a R$ 288,30 a unidade. O orçamento já vem incluso o custo da substituição das peças antigas, a instalação das novas e o acabamento final.

Trocar encanamento. Esse é um serviço que dá trabalho e pode custar caro no caso da instalação de pontos quentes. Os canos de água fria custam R$ 33,50 o metro, enquanto dos de água quente R$ 40.

Fonte: Decoração.com


WhatsApp