Blog do Lojão

Como separar ambientes sem construir uma parede?

Dicas Por Lojão da Cerâmica

Ambientes pequenos e integrados são comuns nos atuais projetos de casas e apartamentos. Apesar de práticos e confortáveis, decorar esses ambientes pode se tornar um problema.

Como separar a sala de estar com a de jantar, ou o quarto e a sala, sem ter que levantar uma parede? Confira as dicas a seguir!

Setorizar um ambiente significa marcar visualmente os espaços, sem ter que recorrer a uma parede. Construir uma parede, além da dor de cabeça e da sujeira, torna o espaço menor.

Alguns elementos podem auxiliar na setorização dos ambientes. Barreiras físicas – como um sofá ou um móvel – ou o uso de diferentes materiais nos ambientes – tapetes, listras, pisos e a cor das paredes – são alguns dos artifícios utilizados pelos profissionais.

A iluminação também é uma forma de separar os ambientes. Uma área pode ter gesso rebaixado, enquanto que a outra tem gesso com sanca e iluminação indireta. Usar o mesmo artifício em dois ambientes não irá separá-los.

Se quiser algo mais prático, os biombos são uma opção. Podem ser totalmente fechados ou vazados, permitindo a integração entre os ambientes. O ideal é que tenham angulação entre as partes e que seja menor que 1,9 m.

Não importa como a separação dos ambientes será feita. O importante é usar a criatividade e o bom senso e lembrar de não mudar muito a dinâmica dos ambientes, fazendo com que eles não conversem mais entre si.

Fonte: blog.giacomelli.com.br

  • Sala
  • Sala